Análise fotoelástica da distribuição das tensões nos rebordos e na região de implantes-suporte de overdentures com sistema de encaixe bola o'ring e barra clip
Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
A manutenção e a preservação do tecido ósseo são fatores de extrema importância, tendo em vista que é possível, de maneira relativamente simples, substituir raízes dentais por raízes metálicas. A reabilitação oral com prótese do tipo overdenture, sobre implantes osseointegrados, proporciona maior conforto, melhor qualidade de vida e resgate da auto-estima para pacientes edêntulos. Existem, hoje, vários tipos de retentores para serem colocados sobre implantes e ancorarem uma overdenture. A proposta desta pesquisa foi analisar, com o auxílio do método fotoelástico, as tensões geradas nas estruturas ao redor de implantes-suporte de overdentures, com sistema de encaixe Bola O'Ring e Barra Clip, variando as cargas e os movimentos, em lateralidade esquerda e direita, protrusiva e máxima intercuspidação (MIC). Para isso, foi confeccionado um modelo inferior de resina fotoelástica, contendo três implantes rosqueados do tipo osseointegrado na região anterior, e, sobre esse modelo, foram confeccionadas duas overdentures: uma com encaixe Bola O'Ring; a outra com Barra Clip. Os corpos de prova foram colocados em articulador e, sobre o seu ramo superior, foram aplicadas as variáveis cargas na seguinte ordem: cinco e dez quilogramas, em MIC; dois e quatro quilogramas, em lateralidade esquerda (Bola O'Ring), lateralidade direita (Barra Clip) e protrusiva.