Avaliação in vitro de óleos brasileiros como promotores de penetração cutânea do 5-hidroxi-2-(hidroximetil)-4-pirona (ácido kójico)
Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas to obtain the academic title of Doutor. Leader:
O objetivo deste trabalho foi avaliar, pelos estudos de difusão, os óleos de copaíba, andiroba e babaçu, como promotores de penetração do despigmentante ácido kójico através dos ensaios de pré-tratamento por 1 hora, veiculados em soluções de álcool isopropílico: propilenoglicol 95:5 v/v nas concentrações a 50 e 25 por cento v/v e seguido de aplicação de solução aquosa de ácido kójico 3,9 por cento p/v por até 22,5 horas, ou, pelos ensaios de tratamento, para o óleo de copaíba incorporado em creme ®lanette a 50 e 25 por cento v/p, e adicionado de 3,9 por cento p/p de ácido kójico. Controles foram preparados substituindo-se o óleo por água destilada. Foi utilizado o sistema composto por células de difusão com fluxo estático, membranas de muda de pele de cobra Crotalus durissus terrificus e solução salina a 34°C com fluído receptor...