A influência do peróxido de hidrogênio e de carbamida na resistência adesiva de um sistema adesivo associado à resina composta na dentina bovina
Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de São José dos Campos to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Este estudo se propôs a avaliar, comparar e quantificar in vitro as possíveis influências na diminuição da resistência adesiva do sistema Single Bond-Z100 3M à dentina bovina quando submetida à ação prévia de três agentes clareadores, dois para uso clínico, o peróxido de hidrogênio a 35 por cento por 1 hora (PH) e o peróxido de carbamida a 35 por cento por uma hora (PC35); e um para uso caseiro, o peróxido de carbamida a 10 por cento por 6 horas (PC10). Foram utilizados 120 dentes bovinos frescos, armazenados em freezer à - 18 graus C, por não mais que 28 dias. Os corpos-de-prova sofreram exposição da superfície vestibular da dentina com lixas d'água até a de número 600 até que o remanescente dentinário ficasse em média com 2mm, após os que foram aleatoriamente divididos em 8 grupos experimentais com 15 repetições em cada. Dois desses grupos (A1 e A7), foram de controle, ou seja, sem uso de agente clareador antes da aplicação do sistema adesivo-resina composta (que foi realizada com matrix de teflon pré-fabricada) para teste de cisalhamento em máquina Instron com uma velocidade de 0,5 mm/min. Os seis demais grupos (B1, C1, D1, B7, C7 e D7) foram submetidos, respectivamente, ao tratamento superficial dos três agentes clareadores (PH, PC35 e PC10) antes do teste adesivo.