Pré-tratamento dentinário - efeito do condicionamento ácido, irradiação laser e hipermineralização na resistência ao cisalhamento de sistema adesivo Multi-Uso

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de São José dos Campos to obtain the academic title of Doutor. Leader:

As desvantagens geradas pela técnica do condicionamento ácido total como o aumento da permeabilidade e umidade superficial, do potencial de denaturação do colágeno, a criação da zona de fragilidade e a citotoxicidade dos monômeros adesivos, sobretudo em função da profundidade, têm estimulado a pesquisa de novos tratamentos do substrato dentinário. Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos do pré-tratamento da dentina com irradiação laser, condicionamento ácido e hipermineralização, na resistência de união do sistema adesivo SMUP, frente ao teste de cisalhamento. Foram empregados sessenta incisivos bovinos íntegros, imediatamente extraídos após o abate e conservados em freezer - 18 graus C, por não mais de 14 dias. Após a exposição da superfície dentinária vestibular, radiografias foram tomadas pela técnica do cone longo, com a finalidade de controlar a espessura do remanescente dentinário.

Os espécimes foram divididos em dois grupos:

(1) Controle, imerso em água destilada e conservada em geladeira a 4 graus C até o descongelamento; (2) Mineralizado, imerso em solução hipermineralizante por 14 dias, em geladeira a 4 graus C. Cada grupo foi dividido em três sub-grupos, conforme o pré-tratamento da dentina: F - conforme o fabricante (condicionamento ácido + primer + adesivo); AL (condicionamento ácido + primer + adesivo + laser); LA (laser + condicionamento ácido + primer + adesivo). Um cilindro padronizado de resina composta (Z100-3M) foi confeccionado sobre a superfície dentinária e a resistência adesiva testada em máquina Instron Universal 4301, com carga de 500 kg e uma velocidade de 0,5mm/min. O modelo estatístico de ANOVA, a um nível de significância de 5 por cento, revelou que os Pré-Tratamentos influenciaram significativamente a resistência adesiva (p<0,05), proporcionando efeitos médios na ordem AL (9,96 MPa), F (7,28 MPa) e LA (4,87 MPa). A interação entre os fatores Grupo (Controle e Mineralizado) e Pré-Tratamento (F, AL, LA) também influenciou significativamente a resistência adesiva (p<0,05), sendo que os maiores valores de resistência foram obtidos para as interações Controle/AL (11,64 MPa), Mineralizado/F (8,29 MPa) e Mineralizado/AL (8,28 MPa). O modelo estatístico de ANCOVA, com nível de significância de 5 por cento, revelou que a espessura de dentina foi devidamente controlada e não influenciou significativamente a resistência adesiva (continua)

More related