Prevalência, características e manifestações bucais de maus-tratos físicos em crianças e adolescentes na região metropolitana de João Pessoa - PB
Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Um estudo retrospectivo foi desenvolvido, objetivando avaliar a prevalência, as características e as manifestações bucais de maus-tratos físicos em crianças e adolescentes residentes na região metropolitana de João Pessoa - PB, nos anos de 1999 a 2001. Foram analisados 5.979 laudos de exames de corpo de delito, sendo os dados coletados por meio de uma ficha. A análise estatística compreendeu distribuição de freqüências, obtenção de médias, desvio padrão e análise bivariada, considerando-se um nível de significância de 5 por cento. Dentre as principais conclusões encontradas, observou-se que o município de João Pessoa apresentou o maior número de vítimas (65,5 por cento), com o gênero feminino exibindo maior prevalência (56,2 por cento) e a faixa etária de 11 a 15 anos, a mais atingida. Dentre os agentes agressores, os familiares foram responsáveis por 26,5 por cento das ocorrências. As agressões no ambiente residencial corresponderam a 40,4 por cento do total de casos, sendo o horário noturno o período com maior freqüência (44,4 por cento). A região da cabeça e face foi a mais atingida, apresentando uma prevalência de 60,9 por cento, com as escoriações e as equimoses as lesões mais observadas. As lesões na cavidade bucal estavam presentes em 18,9 por cento das vítimas com lesão na região da cabeça e face, sendo os tecidos moles os mais atingidos (91,8 por cento)