Estudo comparativo da ação de diferentes filosofias adesivas em esmalte e dentina de dentes humanos permanentes

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar a ação de diferentes filosofias adesivas em esmalte e dentina humanos por testes de resistência ao cisalhamento e microinfiltração e pela análise ao microscópio eletrônico de varredura.

As filosofias adesivas estudadas foram:

grupo 1 - ácido fosfórico a 35 por cento + Prime & Bond NT; grupo 2 - NRC + Prime & Bond NT; grupo 3 - Prime & Bond NT (sem condicionamento); grupo 4 - Clearfil SE Bond; e grupo 5 - Adper Prompt L-Pop. Para o teste de cisalhamento, vinte e cinco molares humanos foram incluídos em resina epóxi e tiveram suas superfícies aplainadas até a lixa 600. As superfícies foram tratadas de acordo com os cinco grupos descritos acima, e então cilindros de compômero foram construídos sobre essas supeerfícies. Após uma semana de armazenamento em água a 37°C, o ensaio de cisalhamento foi realizado em uma máquina de ensaios mecânicos EMIC, com uma velocidade de carregamento de 0,5 mm/min. Para o teste de microinfiltração, cavidades classe V foram preparadas nas superfícies vestibular e lingual de trinta pré-molares humanos, com margens oclusais em esmalte e margens cervicais em dentina. Essas cavidades foram tratadas de acordo com os grupos descritos acima, e então restauradas com um compômero. Após 24 horas de armazenamento em água a 37°C, as restaurações sofreram acabamento e polimento. As superfícies dentárias circundantes foram cobertas com esmalte para unhas. As amostras foram seccionadas, polidas e o grau de penetração do corante foi avaliado, utilizando-se um sistema de score que variou de 0 a 3. Para observar a formação de prolongamentos resinosos, superfícies planas de esmalte e dentina foram obtidas a partir de trinta molares humanos. As superfícies foram tratadas de acordo com os cinco grupos descritos acima, e então uma camada de compômero foi aplicada sobre as superfícies. As amostras foram imersas em uma solução de ácido clorídrico a 10 por cento por 8 horas e, posteriormente, em hipoclorito de sódio a 5 por cento por 2 horas. Todas as amostras de resina foram fixadas em bases de alumínio, submetidas a uma prévia deposição de ouro e então observadas ao microscópio eletrônico de varredura. Os valores de resistência adesiva em esmalte e dentina foram, respectivamente...

More related