Avaliação microscópica da reação do tecido conjuntivo subcutâneo de ratos à implantação dos ciemntos MTA (Pro Root (R)), Portland com iodofórmio e pasta Lysanda (R)
Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Este trabalho teve por objetivo avaliar a resposta inflamatória e o grau de fibrosamento no tecido conjuntivo subcutâneo de ratos à implantação de tubos de polietileno preenchidos com MTA (Pro Root ) , cimento Portland com iodofórmio e pasta Lysanda . Utilizou-se de 18 ratos (Rattus Norvegicus Albinus), distribuídos em 03 períodos experimentais de 06 animais para cada período,ou seja, 07, 30 e 60 dias. Cada animal recebeu 04 implantes de tubos de polietileno, 03 preenchidos com os materais avaliados e 01 tubo vazio que serviu como controle. Após o sacrifício dos animais, procedeu-se a preparação das peças para análise microscópica. Realizaram-se as análises descritiva e quantitativa, utilizando-se de escores, da intensidade da reação inflamatória , tecido granulomatoso e o grau de fibrosamento. Esses dados foram submetidos à análise estatística utilizando-se do Teste não paramétrico de KRUSKALL WALLIS e do Teste de MILLER para comparações individuais entre grupos e períodos. Os resultados mostraram que não houve diferença estatística significante entre os grupos nos períodos de 07 e 30dias. A pasta Lysanda provocou menor reação inflamatória, estatisticamente significante em relação aos demais grupos, no período de 60 dias. A pasta Lysanda apresentou a formação de uma cápsula fibrosa mais organizada envolvendo o material. Não houve diferença estatística significante, quanto à intensidade da reação inflamatória entre os materiais MTA (Pro Root ) e Portland com iodofórmio, aos 60 dias. Porém, neste período, houve a formação de uma cápsula fibrosa mais organizada do cimento Portland com iodofórmio em relação ao MTA (Pro Root)