Efeito de cargas cíclicas na resistência à fratura de dentes tratados endodonticamente reconstruídos com pinos-pré-fabricados estéticos e metálicos restaurados com coroas de porcelana pura
Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Foram avaliados, in vitro, o efeito da aplicação de carga cíclica na resistência à fratura, a resistência à fratura, modo de fratura e associação entre as dimensões MD e VL com resistência à fratura de dentes reconstruídos com sistemas de pinos pré-fabricados metálicos convencionais e estéticos, restaurados com coroas de porcelana pura, submetidos à fadiga térmica e mecânica através de teste à compressão com carga estática. Sessenta caninos íntegros tiveram suas coroas amputadas 1,5mm acima da junção cemento-esmalte e preparados para coroa de porcelana pura. Os dente foram distribuídos em 6 grupos de 10 dentes. Os grupos 1 e 2 foram restaurados com pinos pré-fabricados de cerâmica de zircônia Cosmopost (Ivoclar-Vivadent) e núcleo de preenchimento em cerâmica vítrea termo-injetada IPS Empress Cosmo Post (Ivoclar-Vivadent). Os grupos 3 e 4 foram restaurados com pinos pré-fabricados de resina composta reforçada por fibra de vidro FibreKor (Jeneric Pentron) e os grupos 5 e 6 com pinos de titânio AZthec Anchor Titanium (Dentatus). Nos grupos 3, 4, 5 e 6 foi usada resina composta reforçada com fibra de vidro Build It FR Fiber Reinforced Core (Jeneric Pentron) como material para núcleo de preenchimento; os dentes foram restaurados com coroas totais IPS Empress 2 (Ivoclar-Vivadent); tanto os pinos quanto as coroas de porcelana foram cimentados com o sistema resinoso de polimerização dupla Cement It / Bond It Primer A + B (Jeneric Pentron). Os espécimes foram submetidos à ciclagem térmica por 300X, em temperaturas de 5°C e 55°C e incluídos em resina acrílica em blocos de alumínio. Os grupos 2, 4 e 6 foram submetidos à uma carga cíclica de 250N por 500,000X, a uma freqüência de 1,7Hz. Os 6 grupos foram submetidos à carga estática em uma máquina de testes universal até falha dos sistemas.