Fatores de risco dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho de enfermagem: cenário atual e propostas de mudanças

Publication year: 2003
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Estudo de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Teve como objeto a exposição dos profissionais de enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE - aos fatores de risco dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT.

Os objetivos foram:

identificar as características pessoais e ocupacionais dos profissionais de enfermagem do HUPE; identificar os fatores de natureza organizacional, psicossocial e ergonômica determinantes dos DORT; verificar se profissionais de enfermagem atribuíam o acometimento pelos distúrbios osteomusculares ao trabalho realizado no HUPE. Teoricamente, a pesquisa apoiou-se nas concepções de CODO (1995); COUTO (1991, 1995, 2000); e PIRES DO RIO (1998), dentre outros pesquisadores que abordam a temática. Foi realizada uma pesquisa documental junto à Divisão de Saúde do HUPE - DISHUPE - que consistiu em levantamento dos registros de licenças médicas concedidas aos profissionais de enfermagem no período de Jan/1999 a Ago/2001. Posteriormente foram estabelecidos critérios de inclusão para determinação da população-alvo, representada por 43 profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados no período de Jan.- Mar. de 2002, utilizando-se como instrumento um formulário com 38 perguntas. Os resultados evidenciaram que os profissionais de enfermagem do HUPE estão expostos a vários fatores de risco dos DORT, principalmente os de natureza organizacional e ergonômica. Verificou-se que os profissionais de enfermagem atribuem o acometimento pelos DORT ao trabalho realizado no HUPE. Concluiu-se que as condições de trabalho no HUPE são inadequadas, no que tange à organização do trabalho e à inobservância dos princípios ergonômicos, o que propicia a manifestação de DORT nos trabalhadores. Os próprios profissionais entrevistados sugeriram medidas de proteção e promoção da saúde ocupacional.

More related