As representações sociais da AIDS dos servidores de um hospital universitário: um indicador para a implantação de programas de treinamento
Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Com o propósito de fornecer indicadores para a implantação de projetos de treinamento e de educação em saúde relacionados ao HIV/AIDS para os servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolveu-se a presente pesquisa definindo-se como objeto de estudo as representações sociais da AIDS dos servidores da enfermagem e técnico-administrativos do HUPE/UERJ. Definiu-se como objetivo geral: analisar o conteúdo e a estrutura da representação social da AIDS dos servidores da enfermagem e dos servidores técnico-administrativos do HUPE/UERJ. Como objetivos específicos definiu-se: identificar os significados e a dimensão imagética do HIV/AIDS entre os servidores, verificar e analisar os conhecimentos, as práticas e as atitudes dos servidores frente ao HIV/AIDS; comparar as representações sociais da AIDS entre os grupos dos servidores da enfermagem e os servidores técnico-administrativos. Optou-se por conduzir o estudo das representações sociais segundo a construção teórica de Serge Moscovici, utilizando, inclusive, a abordagem estrutural - teoria do núcleo central. A amostra foi constituída por 221 servidores da enfermagem e 145 servidores técnico-administrativos que atuam no Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-aplicativo, e do método da evocação livre. Para o tratamento e a análise dos dados do questionário utilizou-se as técnicas da estatística descritiva, incluindo a análise de correspondências múltiplas, e da estatística analítica. Para o método da evocação livre utilizou-se a técnica de construção do quadro de quatro casas.