Condições de trabalho e riscos para a saúde dos trabalhadores que preparam e administram quimioterápicos

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Estudo exploratório sobre as condições de trabalho e riscos para a saúde dos trabalhadores que preparam e administram quimioterápicos em hospitais do município do Rio de Janeiro. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa, com a obtenção dos dados através das técnicas de observação direta e questionário.

Os objetivos do estudo foram:

1- Analisar as condições de trabalho e os riscos para a saúde dos trabalhadores, envolvidos no preparo e administração de quimioterápicos a partir das suas percepções. 2-Identificar as funções exercidas pelos trabalhadores que preparam e administram quimioterápicos. 3- Relacionar a importância atribuída pela equipe de saúde ao treinamento em serviço e utilização de equipamentos de proteção individual. 4-Analisar os requisitos existentes nas unidades para preparo e administração de quimioterápicos. Os resultado obtidos evidenciaram que os trabalhadores têm noção das condições reais de trabalho e riscos existentes em suas atividades. Eles valorizam o treinamento em serviço e, em sua maioria, utilizam os equipamentos de proteção individual. Das cinco unidades investigadas, duas foram consideradas de excelente padrão de acordo, com os critérios estabelecidos (foram selecionados 17 requisitos), uma possuía bom padrão e as duas últimas foram classificadas em regular e insuficiente, respectivamente. Sugerimos discussão ampla com os diversos seguimentos da sociedade (trabalhadores, instituições, meios de comunicação e usuários), como mecanismo imprescindível na melhoria das condições de trabalho.

More related