Superando dificuldades impulsionada pela força do amor

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Este estudo teve como objetivos compreender o significado que tem, para a mãe adolescente, vivenciar o cuidado de seu filho e construir um Modelo Teórico representativo dessa experiência. O Interacionismo Simbólico foi usado como referencial teórico e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Participaram do mesmo oito adolescentes que haviam se tornado mães entre os 15 e 19 anos de idade.

As estratégias utilizadas para a coleta de dados foram:

a observação participante e a entrevista semi-estruturada. A análise comparativa dos dados permitiu a emergência de várias categorias que revelaram que a experiência de cuidar do filho para a mãe adolescente é impulsionada pela vivência de sentimentos positivos, que fazem com que ela desenvolva estratégias de ação e interação, no sentido de buscar recursos para cuidar de seu filho da melhor maneira possível, Vivenciando sentimentos que impulsionam o cuidar configurou-se como a categoria central. Com base nesses dados foi possível a construção do Modelo Teórico SUPERANDO DIFICULDADES IMPULSIONADA PELA FORÇA DO AMOR, representativo dessa vivência

More related