Propionibacterium acnes e seus antígenos polissacarideo e protéicos purificados modulam a fase tardia da reação de hipersensibilidade imediata em camundongos

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Microbiologia e Imunologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Propionibacterium acnes é um bacilo anaeróbio Gram-positivo pertencente a microbiota humana, sendo seu habitat o folículo piloso. Há muito tem sido demonstrada a modulação da resposta imune quando suspensão de P. acnes morta é administrada em camundongos.

Dentre os efeitos induzidos por esta bactéria podemos citar:

aumento da atividade fagocítica e tumoricida de macrófagos, efeito adjuvante sobre a resposta humoral e aumento da resistência à infecções. Recentemente foi demonstrado que o tratamento com P. acnes promove a síntese de IL-12 e IL-18 em camundongos, induzindo a liberação de IFN-, promovendo switch para IgG2a e inibição da expansão de células Th2. Com base nestes achados nos propusemos a investigar se a P. acnes poderia modular a reação de hipersensibilidade tipo I observada em modelo murino. Animais, F1 (BALB/C x A/J), quando implantados com clara de ovo de galinha coagulada (COC) no tecido subcutâneo, seguido de desafio com ovoalbumina na pata, desenvolvem uma reação típica de hipersensibilidade tipo I, caracterizada por níveis elevados de citocinas Th2, especialmente IL-4, e o infiltrado celular observado nas patas 24 horas após o desafio é rico em eosinofílico, como ocorre na fase tardia desta reação com um padrão semelhante ao observado na asma alérgica humana…(au)

More related