Estudo das alterações oxidativas, da capacidade antioxidante total e do óxido nítrico, em ratos submetidos à isquemia e reperfusão de membros posteriores

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Com o objetivo de estudar o efeito do tempo da isquemia, fixando o tempo de reperfusão. sobre as alterações oxidativas, a capacidade antioxidante total e o óxido nítrico, quarenta ratos foram submetidos à isquemia e reperfusão de membros posteriores.

Método:

Vinte ratos foram submetidos a ligadura da aorta abdominal infra e justa renal com fio monofilamentar inabsorvível de polipropileno 7-0. Para este procedimento foi utilizado microscópio cirúrgico. Outros vinte animais pertenceram ao grupo sham. Os animais foram randomizados em 4 grupos com 10 animais em cada grupo. Grupo Sham I - laparotomia, dissecção da aorta abdominal, passagem do fio sem liga-1a, reposicionamento das alças intestinais, fechamento da parede abdominal e tempo de espera de 1 hora. Re-operação, retirada do fio, reperfusão por 15 minutos, eutanásia e colheita de material: sangue. músculo vastus medialis, adductor magnnus e brevis, gracilis e semitendinosus de pata posterior e rim esquerdo. Grupo Isquemia 1 - mesmo procedimento do grupo sham I mas com ligadura da aorta por 1 hora. Re-operação, retirada da ligadura e reperfusão por 15 minutos. Eutanásia e colheita do material. Grupo sham 11 - mesma técnica do grupo sham I mas com tempo de espera de 6 horas. Grupo Isquemia II - mesma técnica do grupo isquemia 1 mas com tempo de isquemia de 6 horas e reperfusão de 15 minutos. A eutanásia foi realizada por guilhotina, a retirada do sangue através de escoamento. A retirada do músculo vastus medialis, adductor magnnus e brevis, gracilis e semitendinosus, e do rim por dissecção.

Foram avaliados os parâmetros bioquímicos:

malondialdeído (MDA) que é marcador da agressão oxidativa; a capacidade antioxidante total (TAS) que permite avaliar a defesa antioxidante e o óxido nítrico (NO) ora considerado protetor e ora considerado agressor.

Resultados:

Utilizou-se, para análise estatística, o teste "t" de Student e teste de MANN-WHITNEYY como testes não paramétricos.

Conclusões:

Concluiu-se que, variando o tempo de isquemia. houve alterações significantes do MDA no rim; alterações significantes dos TAS no músculo, rim e plasma e, o NO, mostrou-se alterada

More related