Efeitos do pamidronato e do zoledronato, na diminuição da reabsorção óssea em ratas, comparando grupos controle, proteico e aproteico e ooforectomizados e não ooforectomizados aproteico

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Radiologia e Ciências Radiológicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

comparar o incremento de densidade mineral ósseo (DMO) com pamidronato, zoledronato e o efeito isolado de dieta de proteína, com densitometria óssea e histomorfometria, em ratas ooforectomizadas e não ooforectomizadas desnutridas; e validar os índices de DMO.

Métodos:

60 ratas Lewis jovens divididas em 5 grupos experimentais e um grupo de controle com e sem ooforectomia e administração das drogas foram submetidas a duas dietas (protéica e aprotéica).

As variáveis foram:

peso, densitometria, histomorfometria na e evolução de bioquímica.

Resultados:

na avaliação ponderal, 0 1ºintervalo (depois da 1ª dose) mostrou aumento em todos os grupos, estatisticamente significante nos grupos ooforectomizados e o 2º intervalo (depois da 2ª dose) mostrou diminuição, não significante, em todos os grupos. Na avaliação densitométrica, o 1ºintervalo (depois da dieta aprotéica) mostrou diminuição em todos os grupos, significante nos 4 grupos medicados; 0 2º intervalo (depois da 1ª dose) mostrou aumento em todos os grupos e o 3º intervalo (depois da 2ª dose) mostrou aumento em todos os grupos, significante nos dois não ooforectomizados. Na avaliação laboratorial, o intervalo (no princípio e ao término de medicamentos) mostrou aumento de proteínas totais e globulina, confirmando que não havia mais desnutrição, diminuição da fosfatase alcalina (com exceção dos dois grupos de ooforectomizados), diminuição de fósforo e cálcio nos quatro grupos medicados e aumento de fósforo e cálcio nos dois grupos não medicados, confirmando que os medicamentos causam hipocalcemia. Na avaliação histomorfométrica, o grupo de ooforectomizados teve incremento menor que o de não ooforectomizados, confirmando as descobertas do estudo densitométrico.

Conclusão:

o pamidronato e o zoledronato mostraram-se efetivos no incremento de DMO, em ratas desnutridas ooforectomizadas ou não ooforectomizadas. Os resultados preliminares indicam que a dieta protéica, separadamente, Possui efeito terapêutico na DMO, porém de modo menos significante, comparado com os animais medicados. Os resultados da histomorfometria permite validar os índices de DMO, neste modelo experimental

More related