Efeitos de fibras solúveis sobre a glicemia de diabéticos tipo 2

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Español presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Nutrição to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivos:

Determinar a melhor concentração de cada fibra, goma guar hidrolisada, goma acácia e pectina, a ser adicionada ao iogurte natural desnatado e avaliar seus efeitos sobre a glicemia de diabéticos tipo 2, adultos, de ambos os sexos.

Métodos:

Teste sensorial, simples cego, realizado com 50 voluntários adultos, saudáveis, de ambos os sexos. Curva glicêmica de 120 minutos em 21 diabéticos tipo 2, após ingestão de iogurte sem e com fibras. Todos os diabéticos testaram todos os produtos, em estudo simples cego, 1 produto por semana, totalizando 4 semanas. A glicemia foi determinada por método enzimático-espectrofotométrico.

Resultados:

As concentrações mais aceitas foram 29,6g para goma guar e goma acácia e 5,55g para pectina em 185mL de iogurte natural desnatado. Durante as 4 semanas do experimento, as fibras reduziram significantemente a glicemia pós-prandial aos 120 minutos, comparado ao iogurte sem fibras. Nos demais tempos não houve diferença, apesar de se observar tendência à diminuição, com exceção da goma acácia que aos 30 minutos reduziu a glicemia significantemente.

Conclusões:

As fibras testadas mostram papel hipoglicêmico aos 120 minutos após ingestão, em diabéticos adultos tipo 2, sendo o iogurte um excelente veículo para este suplemento de fibras na alimentação

More related