Estudo do gasto energético durante a realização de atividade da vida diária com e sem o uso das posturas preconizadas pelas técnicas de conservação de energia em pacientes com DPOC

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Reabilitação to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Introdução:

Pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) experimentam um aumento progressivo das dificuldades em realizar as atividades da vida diária (AVD). Quanto mais intensa for a AVD, maior será o consumo de oxigênio (V02) e a ventilação minuto (VE), desencadeando dispnéia e levando os pacientes a necessitarem de auxílio e a diminuir a performance funcional.

Objetivos:

Avaliar se as posturas preconizadas pelas técnicas de conservação de energia durante a realização das AVD influenciam o gasto energético e o grau de dispnéia.

Materiais e Método:

Foram avaliadas, em 16 pacientes com diagnóstico de DPOC, variáveis metabólicas (V02 e VC02), ventilatórias (f e VE), cardiovasculares (FC e Pulso de 02) (COSMED K4b2) e dispnéia (escore de Borg), durante a realização de quatro grupos de AVD, com e sem a utilização de posturas preconizadas pela técnica de conservação de energia.

Resultados:

No grupo de atividades que compõe a higiene pessoal houve redução no V02 = 13,4 por cento, VC02 = 12,8 por cento, FC = 13,7 por cento e no Borg = 1 ponto; tirar e colocar sapatos houve redução no V02 = 5,8 por cento, VC02 = 5,8 por cento, FC = 1,0 por cento e no Borg =0,6 ponto; colocar potes em prateleiras altas houve redução no V02 = 12,2 por cento, VC02 = 9,9 por cento, FC = 5,1 por cento e no Borg =0,75 ponto; colocar potes em prateleiras baixas houve redução no V02 = 28,1 por cento, VC02 = 24,3 por cento, FC = 5,4 por cento e no Borg = 0,8 ponto.

Conclusão:

A adoção de posturas preconizadas pelas técnicas de conservação de energia em pacientes com DPOC diminuem o consumo de energia e a sensação de dispnéia

More related