Terapia ultra-sônica oclusora percutânea das varizes telangiectasias dos membros inferiores

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Cirurgia Vascular to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O tratamento de varizes de pequeno calibre e telangiectasias dos MMII, tem sido tradicionalmente realizado com uma combinação de técnicas que envolvem cirurgia, escleroterapia química e fototermólise com a utilização de LASER ou FLIP com sucesso variável. Embora sejam métodos terapêuticos a demanda por estes serviços tem, na maioria das vezes, interesse estético. Reações adversas com complicações como pigmentação, desconforto local e até neoformação vascular não são incomuns tanto com a escleroterapia química quanto com o LASER/FLIP. Radiofreqüência e ultra-som são métodos físicos a serem investigados. A possibilidade de utilizar o ultra-som de baixa intensidade, um método físico bastante conhecido, mas até então não empregado com este propósito, encontra-se embasado em estudos experimentais e clínicos que relatam bioefeitos sobre o sistema vascular.

Objetivo:

promover a melhora estética das telangiectasias e varizes dos MMII pelo processo de oclusão física com ultra-som de baixa intensidade.

Métodos:

Tipo de estudo - ensaio clínico aleatório, duplo-cego com seguimento entre 28 e 40 dias. Local - clínica especializada privada Med Angio, Itabuna, Bahia. Amostra - 58 pacientes do sexo feminino, portadoras de varizes, classificação CEAP (C1-4asEpAsdpPr) e Duffy 1, 1 A, 2 e 3, selecionadas foram sorteadas aleatoriamente e alocadas 29 no grupo `tratado' e 29 no `controle'. Foram excluídas as portadoras de doença mental, gestantes, menores de 21 e maiores de 70 anos, portadoras de linfopatia, usuárias de hormônios flebotrópicos, anti-agragantes plaquetários e anticoagulantes. Procedimento -após a obtenção do consentimento esclarecido as pacientes foram submetidas à exposição do ultra-som no modo pulsado, na freqüência de 3MHz e 3W/cm2 por um período de 2 minutos. O grupo controle foi submetido ao mesmo manuseio, com o aparelho ligado, entretanto com a saída acústica ajustada para zero, portanto sem emissão do ultra-som. Foram feitas fotografias antes da aplicação e após um período de 28 a 40 dias procurando-se manter os ajustes da câmera mais adequados a cada caso. As imagens foram avaliadas por dois examinadores independentes sendo utilizados critérios estritamente qualitativos na comparação dos grupos codificando como piora, inalterado ou melhora da aparência estética da área…(au)

More related