Estado nutricional em zinco de crianças grandes obesas

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Avaliar o estado nutricional relativo ao zinco em crianças pré-púberes grande obesas.

Métodos:

Foram avaliados 57 pré-púberes grande obesos, 31 do sexo masculino, com relação peso para estatura (PIE) superior a 140 por cento e com idades entre 2,1 a 10,9 anos. Para a avaliação antropométrica utilizou-se os critérios de (PIE) e estatura em relação à idade (Eli); para a dietética, o método do Registro Alimentar, sendo o cálculo realizado por meio do programa Virtual Nutri; a determinação do zinco sérico e eritrocitário foi realizada por espectrofotometria de absorção atômica; foram aferidos: hormônios tireoideanos, glicemia, insulinemia, colesterol total e frações, triglicerídeos e pressão arterial.

Resultados:

47 por cento das crianças apresentaram probabilidade de 70 por cento de inadequação de ingestão de zinco e ingestão energética inferior ao gasto energético total. Dislipidemia, hipertensão arterial e resistência periférica à insulina estiveram presentes em, respectivamente, 74,5, 38,6 e 22,8 por cento das crianças. O zinco sérico apresentou valor médio acima dos valores de referência e o contrário ocorreu quanto ao zinco eritrocitário. Observou-se correlação linear decrescente entre o PIE e o zinco eritrocitário (R= -0,34; P=0,01), bem como entre a glicemia e o zinco sérico (R= 0,26; P=0,05) e correlação linear crescente entre a glicemia e o PIE (R= 0,28; P =0,03).

Conclusões:

A síndrome metabólica está presente na maioria dos pré-púberes grande obesos; a ingestão de zinco dietético não guarda relação com níveis séricos e eritrocitários de zinco; pré-púberes grande obesos apresentam disponibilidade de zinco, representado pelo alto nível sérico e estoque insuficiente, representado pelo baixo nível eritrocitário; quanto maior o grau de obesidade, maior o comprometimento dos estoques de zinco

More related