Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Doenças Infecciosas e Parasitárias to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
Estudar os fatores de risco associados à aquisição da infecção da corrente sanguínea nosocomial por Stenotrophomonas maltophilia e sua letalidade atribuída, assim como a influência dos critérios de seleção dos grupos controles nos resultados. Casuística e Métodos:
Foram realizados estudos retrospectivos, do tipo caso-controle e estudo de "coorte" histórico, com cinco grupos de controle diferentes. Os casos foram definidos como os pacientes com mais de 48 horas de internação no Hospital São Paulo, no período de 01 de janeiro de 1996 a 31 de maio de 2002, que apresentavam pelo menos uma hemocultura positiva para S. maltophilia, com evidência clínica de infecção da corrente sanguínea. Foram formados cinco grupos de controles (pacientes internados por mais de 48 horas, durante o período do estudo, sem hemocultura positiva para S. maltophilia): Grupo I com seis critérios de pareamento (doença de base, idade, período de risco, procedimento cirúrgico, data de admissão, sexo) na proporção de um 1:1; Grupo II formado por pacientes com evidência clínica de infecção da corrente sanguínea por outro bacilo Gram-negativo não fermentador e pareados para doença de base e idade (1:1); Grupo III, cujos pacientes não apresentavam evidência de infecção da corrente sanguínea por outro bacilo Gram-negativo não fermentador e com os mesmos critérios de pareamento do Grupo II (1:1). Os controles ditos de Unidade (Grupo IV) foram selecionados nas mesmas unidades dos casos, durante o mês de janeiro de 2000, sendo sorteados dois controles para cada caso (2:1). O Grupo V foi formado por pacientes localizados imediatamente antes e depois do paciente-caso na listagem geral de saídas do hospital (2:1). Resultados:
Foram estudados 39 casos de infecção da corrente sanguínea nosocomial por S. maltophilia. Na análise univariada com os controles do Grupo I, o cateter vascular central foi o único fator de risco significante (p=0,02). O uso do imipenem foi significantemente maior entre os casos do que os controles do Grupo II (p=0,02). A ventilação mecânica (p=0,04), o cateter vascular central (p=0,02) e o uso prévio de antibiótico (p=0,04) foram os fatores de risco encontrados, comparando-se com os controles do Grupo III. A análise comparativa com os controles de unidade mostrou que a presença de doença potencialmente/rapidamente fatal (p<0,01), o dispositivo intravascular central (p<0,01), a presença e tempo de ventilação mecânica (p=0,01 e p<0,01)
(au)