Prognóstico visual de longo prazo para portadores de meningiomas supra-selares

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Oftamologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Determinar o prognóstico visual de longo prazo (maior ou igual a dez anos) de pacientes com meningiomas supra-selares.

Métodos:

Análise retrospectiva de casos Resultados: Vinte pacientes com meningiomas supra-selares foram avaliados e seguidos pelo tempo médio de 16,6 anos. Todos apresentavam queixas visuais no exame inicial. Dois pacientes não foram tratados e apresentaram piora progressiva da visão em ambos os olhos; 18 foram submetidos a tratamento cirúrgico para ressecção da lesão. Houve taxa de mortalidade de 5 por cento, incidência de morbidade neurológica de 17 por cento, e 44 por cento de morbidade visual. Oito (44 por cento) dos pacientes tratados apresentaram evidências de recidiva tumoral (tempo médio de 10,7 anos); cinco destes foram submetidos à nova cirurgia. Cinco pacientes também foram submetidos à radioterapia convencional, dois deles somente após evidências de recorrência. A acuidade visual final melhorou em 39 por cento dos pacientes, permaneceu estável em 22 por cento e piorou em 39 por cento. A AV foi melhor ou igual ao exame inicial em 61 por cento dos pacientes tratados, ou em 89 por cento dos pacientes tratados que não apresentaram recidiva tumoral. No exame final, 72 por cento dos pacientes apresentaram acuidade visual de 20/40 ou melhor em pelo menos um dos olhos. Os outros parâmetros de avaliação da função visual geralmente acompanharam a evolução da acuidade visual.

Conclusões:

O grupo de pacientes acompanhados clinicamente apresentou resultados visuais de longo prazo bastante inferiores aos do grupo tratado. No grupo de pacientes tratados cirurgicamente os resultados visuais foram melhores quando não houve complicações intra-operatórias e/ou recidiva tumoral

More related