O impacto de um biscoito fortificado com cálcio sobre o estado nutricional d densidade mineral óssea emk adolescentes

Publication year: 2004
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Ciências to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A adolescência é fim período de crescimento rápido com mineralização óssea associada ao desenvolvimento puberal, torna-se necessário, portanto, responder a esta demanda com adequada dieta alimentar, oferecendo aos jovens os nutrientes adequados a esta nova fase de suas vidas. Para avaliar o impacto ocorrido sobre o estado nutricional antropométrico e a densidade mineral óssea, após a introdução de um biscoito recheado fortificado com cálcio, avaliamos, então, 115 adolescentes de 9 a 14 anos de uma escola estadual do município de Guararema, Estado de São Paulo, durante 180 dias (fase pré-intervenção e fase pós-intervenção). Todos os adolescentes foram avaliados por antropometria, DEXA (absorciometria de duplo feixe de raio-X) e bioquimicamente pela análises - CTX. O alimento fortificado era oferecido durante cinco dias da semana, sendo seis biscoitos ao dia, sem modificação do restante da alimentação.

Os adolescentes foram divididos em dois grupos para intervenção:

o primeiro grupo (intervenção) recebeu diariamente seis biscoitos recheados com cálcio, correspondentes a 583,2 mg Ca/dia (44,8 por cento da A.I. recomendada pela DRI 2001), e o segundo grupo (controle) recebeu seis biscoitos recheados sem cálcio (controle). Não se constataram modificações significantes no estado nutricional antropométrico após intervenção. Não foi possível detectar mudanças na densidade mineral óssea do grupo estudado nos seis meses de intervenção. A densidade de cálcio consumida por estes adolescentes antes da intervenção era, aproximadamente, metade da necessária, a média de densidade de cálcio era de 354,4 mg/1OOOKcal, sendo que as adolescentes do sexo feminino têm menor aporte de cálcio que os adolescentes do sexo masculino. Concluímos que o biscoito fortificado com cálcio foi bem tolerado e, portanto, mostrou-se uma alternativa viável para o aumento do aporte de cálcio dietético, podendo contribuir, dessa forma, para a prevenção da osteoporose

More related