Análise discriminante dos pacientes portadores de glaucoma primário de ângulo aberto através do exame doppler colorido e do campo visual

Publication year: 2005
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Oftalmologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Identificar quais das variáveis obtidas com exame doppler colorido que, associadas às de campo visual, podem permitir discriminar olhos normais de glaucomatosos.

Métodos:

Realizou-se um estudo prospectivo de 36 pacientes portadores de glaucoma primário de ângulo aberto em uso de medicação antiglaucomatosa (grupo glaucoma) e 20 voluntários normais (grupo controle). Em ambos os grupos, apenas um olho de cada paciente foi escolhido de forma aleatória. Todos os pacientes foram submetidos a exame de acuidade visual, tonometria, oftalmoscopia, paquimetria ultra-sônica, perimetria computadorizada e análise do fluxo sangüíneo dos vasos retrobulbares através do aparelho doppler colorido. Analisou-se a distribuição dos grupos quanto ao sexo, idade, espessura corneana central, pressão intra-ocular (Po), índices globais da perimetria computadorizada ("mean defect" e "loss variance") e os diversos parâmetros do doppler colorido (velocidade sistólica máxima da artéria central da retina, índice de resistência da artéria central da retina e artéria ciliar curta posterior). Foram aplicados os testes t de Student e o teste exato de Fisher para as variáveis independentes. Para as variáveis que tinham informações que diferenciavam os grupos controle e glaucoma, empregou-se a análise discriminante.

Resultados:

Não houve diferença estatística entre os grupos em relação à idade (p=0,155) e a espessura corneana central (p=0,147). As médias da Po foram 17,2 ± 5,1 mmHg nos olhos dos pacientes do grupo glaucoma e 15,5 ± 2,6 mmHg no grupo controle (p=0,112). O "mean defect" (MD) médio do grupo controle foi de -0,6 ± 1,1 dB e 14,2 ± 8,1 dB no grupo glaucoma (p=0,001). O "loss variance" (LV) médio do grupo controle foi de 2 ± 1,1 dB e 23,8 ± 24,4 dB no grupo glaucoma (p=0,001). A média da velocidade sistólica máxima (VSM) da artéria central da retina (ACR) analisada através do doppler colorido foi 12,8 ± 2,8 cm/s no grupo glaucoma e 10,6 ± 3,3 cm/s no grupo controle (p=0,014). A média do índice de resistência (IR) da ACR do grupo glaucoma foi de 0,75 ± 0,1 e do grupo controle foi de 0,63 ± 0,03 (p=0,01). As médias do IR da artéria ciliar curta posterior (ACCP) no grupo glaucoma e no grupo controle foram, respectivamente, 0,67 ± 0,1 e 0,54 ± 0,03 (p=0,001)...

More related