Detecção precoce de epidemias de malária no Brasil: uma proposta de automação

Publication year: 2005
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca to obtain the academic title of Mestre. Leader: Andreozzi, Valeska Lima

(...) Objetivo: Propor um método estatístico para automação do processo de detecção precoce de epidemias de malária na Região da Amazônia Legal do Brasil.

Metodologia:

Selecionaram-se três municípios: Amarante do Maranhão (baixo risco), Manaus (médio risco) e Machadinho D’Oeste (alto risco).

Foram testados cinco gráficos de controle estatístico:

média + 2 desvios-padrão (método de Cullen); amplitude interquartilar (método de Albuquerque); método do 3º quartil; Cusum-tabular e; alisamento da linha base (método de Stern & Lightfoot). Para construção dos gráficos, utilizaram-se registros mensais de casos, de sete anos anteriores, excluindo-se dois anos epidêmicos. Os dados do ano de 2003 foram usados para monitoramento. (...) No município de Amarante do Maranhão não houve mês epidêmico.

Conclusão:

O método do 3º quartil apresentou maior taxa de alarmes disparados e maior taxas de alarmes verdadeiros, sendo o mais adequado para a detecção precoce de epidemias de malária nos municípios da Amazônia Legal do Brasil. Recomenda-se a sua implantação na rotina da vigilância da doença na região.

More related