Publication year: 2005
Theses and dissertations in Portugués presented to the São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências to obtain the academic title of Mestre. Leader:
A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) causa uma doença de espectro amplo, com curso clínico variável, cuja expressão mais grave é representada pela aids, que pode levar a uma série de importantes alterações nutricionais.
Objetivos:
o objetivo desse estudo foi avaliar o perfil nutricional de pacientes infectados pelo HIV e atendidos pelo Ambulatório de Nutrição do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, no período de 1993 a 2002, através dos cálculos de: Índice de Massa Corpórea (IMC), prega cutânea triciptal (PCT), circunferência do braço (CB), circunferência muscular do braço (CMB); relacionar o IMC a alguns parâmetros: classificação dos pacientes conforme a tabela proposta pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC); perda de peso; eventos gastrointestinais; alterações metabólicas; conhecimento do tempo de diagnóstico; procura do serviço do ambulatório de nutrição por ano e gênero; número de drogas anti-retrovirais tomadas pelos pacientes/forma de contágio/nível de escolaridade;Metodologia: tratou-se de um trabalho retrospectivo e observacional. Os dados foram coletados das fichas de atendimento do ambulatório de nutrição e complementados com informações do prontuário médico e ficha social. Os valores de Peso Ideal (PI), IMC, PCT, CB e CMB foram refeitos ou calculados. Os pacientes foram divididos em três grupos de acordo com o estado nutricional:
desnutridos (IMC ≤ 18,4), eutróficos (IMC de 18,5 a 24,9) e com sobrepeso (IMC ≥ 25,0). Foram coletadas 887 fichas e excluídas aquelas em que os dados estavam incompletos e/ou com o diagnóstico de HIV não confirmado por ocasião da primeira consulta, o que resultou em 845 fichas para análise. Resultados:
Por ocasião da primeira consulta nutricional, da população estudada: 52,7% estava eutrófica (destes 56,7% eram homens e 46,3% mulheres), 13,4% estava desnutrida (12,6% de homens e 14,7% de mulheres) e 34,0% estava com sobrepeso (31,0% de homens e 39,0% de mulheres). Os pacientes desnutridos apresentavam depleção severa (68,8%) de PCT, 73,6% depleção moderada de CB e 57,4% depleção moderada de CMB. Os pacientes eutróficos apresentavam depleção severa (36,9%) de PCT, discreta (38,7%) de CB e eutrofia (63,9%) de CMB. Os pacientes com sobrepeso apresentavam:
eutrofia (57,8%) quanto ao PCT, CB (99,5%) e CMB (95,1%). Dos pacientes atendidos 50,0% (54,0% de homens e 43,2% de mulheres) apresentavam...