Fatores de riscos e agravos à saúde de trabalhadores de manutenção industrial em siderurgia na perspectiva da enfermagem

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O estudo é de natureza exploratória descritiva com abordagem de análise quanti-qualitativa, cujo objeto é os fatores de riscos e agravos à saúde de trabalhadores de manutenção industrial em siderurgia em uma empresa prestadora deste serviço no município de Volta Redonda. Os objetivos orientaram-se para: identificar o perfil sócio demográfico dos trabalhadores, levantar os riscos e agravos à saúde identificados pelos trabalhadores e indicar estratégias de atuação na promoção da saúde dos trabalhadores, com a perspectiva de enfermagem. O referencial teórico estrutura-se sobre concepções de saúde, de riscos e agravos à saúde no contexto do trabalho. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um roteiro para obtenção de dados da empresa e um questionário estruturado para obtenção dos dados dos sujeitos. Os sujeitos foram os trabalhadores que atuam no local do estudo. Os dados foram organizados em quadros e tabelas e analisados através da estatística descritiva e interpretados com embasamento no referencial teórico. Pelos resultados do estudo foi identificado o perfil dos trabalhadores, que em sua maioria é do sexo masculino, com nível de escolaridade de 1º grau e faixa etária de 31 a 40 anos, foram evidenciados os riscos pelos mesmos, sendo o ruído , a poeira de carvão e o ritmo intenso de trabalho os que mais prevaleceram e os agravos foram os acidentes de trabalho em percentual elevado, os traumas e ferimentos em mãos, dores musculares e cansaço os mais freqüentes. As estratégias apontadas para a promoção da saúde foram especialmente a educação em serviço, com novos métodos educativos, mais dinâmicos e participativos, a revisão e implementação de programas de imunização aos trabalhadores e a inserção do enfermeiro do trabalho nas ações e equipe do serviço de saúde do trabalhador.

More related