Avaliação do aconselhamento coletivo na prevenção e enfrentamento das doenças sexualmente transmissíveis: humanização na saúde da mulher

Publication year: 2005
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul to obtain the academic title of Especialista. Leader:

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) ainda hoje tem sido foco da atenção de ações em saúde coletiva. Nas mulheres pode gerar complicações quando não diagnosticadas precocemente - desde infertilidade à mal-formações de bebês. Neste âmbito, o objetivo deste trabalho foi avaliar a intervenção do aconselhamento coletivo (AC) em DST para mulheres em grupo de sala de espera para consulta médica. O estudo caracterizou-se de caráter quali-quantitativo. Tendo a amostra de 156 mulheres em idade reprodutiva - destas 44 mulheres receberam a intervenção do AC e 34 não receberam. O que pode observar foi um aumento de 20% de retorno a consulta médica no grupo que participou do grupo de sala de espera em relação ao grupo controle. Além disso, pode-se destacar a necessidade de um espaço de discussão no próprio serviço de saúde – demonstrando a relevância da atividade do aconselhamento coletivo em DST. Destacou-se também a importância de desmitificar a idéia de sexualidade como ato sexual somente, numa visão integral da mulher – casal. Desta forma, também faz-se necessário uma abordagem interdisciplinar das questões relacionadas a sexualidade da saúde da mulher. Destaca-se, a perspectiva de uma proposta abrangente e efetiva para ações nos serviços de saúde em relação ao tema DST/HIV e AIDS.
VIH

More related