Conselhos de Saúde e o relatório de gestão: dificuldades na análise dos recursos financeiros em Ajuricaba, Catuípe e Ijuí, municípios da 17ª CRS no período de 2004-2005
Publication year: 2005
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul to obtain the academic title of Especialista. Leader:
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa social, quali-quantitativa, bibliográfica e documental, realizada através de um questionário, estruturado com 16 perguntas fechadas e duas abertas, sendo aplicado pelo pesquisador nas reuniões dos Conselhos de Saúde. Para o seu desenvolvimento foram selecionados os conselheiros de saúde dos municípios de Ajuricaba, Catuípe e Ijuí. Este estudo se propôs a analisar as dificuldades nas análises do Relatório de Gestão Municipal de Saúde (RGMS) no seu aspecto financeiro. Os resultados mostram uma situação muito positiva com relação à atuação do controle social, mas por outro lado, verificou-se a necessidade de continuar as capacitações de conselheiros no âmbito da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde para que se tenha um controle social mais efetivo.