Ocorrência de patulina em uva fina (Vitis vinifera L. cv. Rubi) e sua relação com a podridão ácida

Publication year: 2005
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Maringá to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A podridão ácida é uma patologia das videiras, de alta freqüência nos períodos quentes e chuvosos, em conseqüência do desenvolvimento de fungos e bactérias em seus frutos. Um dos gêneros de fungos responsáveis por esta doença é o Penicillium spp., que poderá levar a produção de micotoxinas, como a patulina. Neste trabalho foi realizada uma investigação sobre a podridão ácida e a ocorrência de patulina em uvas itália (Vitis vinifera L. cv. Rubi) cultivadas no município de Marialva, Brasil.

Foram avaliados os seguintes tratamentos:

(I) testemunha sem sintomas de prodridão ácida; (II) amostra com sintomas, sem a remoção das bagas infectadas; (III) amostras com sintomas, com a remoção das bagas infectadas; (IV) amostras com sintomas da doença, com a remoção das bagas infectadas e desinfecção com hipoclorito. A cromatografia em camada delgada foi utilizada para a determinação de patulina. Nas amostras analisadas não foi detectada contaminação por esta micotoxina

More related