Publication year: 2005
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Cardiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Avaliar a segurança e eficácia dos mapeamentos epicárdico e endocárdico simultâneos, definir a incidência dos circuitos epicárdicos, avaliar a extensão dos componentes epicárdicos e analisar o comportamento da seqüência de ativação endo-epicárdica e vice-versa durante as mudanças de morfologia do QRS. Métodos:
Foram realizados mapeamentos epicárdico e endocárdico simultâneos em 26 pacientes portadores de cardiopatia não isquêmica e taquicardia ventricular sustentada. Para realizar a punção subxifóide procedeu-se à angiografia do ventrículo direito a fim de minimizar os riscos de punção inadvertida. Durante o mapeamento epicárdico foram utilizados dois ou três microcateteres que proporcionaram uma maior área de mapeamento. O mapeamento endocárdico foi realizado simultaneamente e durante as mudanças de morfologia pudemos observar as alterações ocorridas na seqüência de ativação epi-endocárdica e vice- versa. Resultados:
Foram induzidas 33 taquicardias ventriculares, sendo que 20 tiveram o sítio de origem claramente definido; 11 tinham localização epicárdica e 9 endocárdica. Das 11 taquicardias com localização epicárdica somente em duas não foi realizada aplicação de radiofreqüência, pelo risco de dano às artérias coronárias. Das nove taquicardias em que foi aplicada a radiofreqüência (82 por cento); duas se encontravam em VD e sete em VE. Em apenas 4 (44 por cento) das 9 taquicardias com localização endocárdica, houve critério de sucesso. As mudanças de morfologia do QRS durante o mapeamento ocorreram em 18 taquicardias, sendo observado que em 88 por cento não havia alteração na seqüência de ativação endo-epicárdica ou epi- endocárdica, sugerindo ausência de participação transmural. O mapeamento epicárdico com os microcateteres registrou extensas áreas de atividade pré- sistólica (de pelo menos 3 cm) em seis pacientes, sendo realizada em quatro destes casos aplicação de radiofreqüência com sucesso. Ocorreram duas complicações:
um derrame pericárdico moderado prontamente drenado, não impedindo prosseguimento do exame e uma oclusão arterial aguda, tratada por embolectomia a "Fogarty." Após seguimento ambulatorial de 357 ::t 208 dias, 1/11(10 por cento) dos pacientes submetidos à ablação com sucesso e 8/15 (59 por cento) dos pacientes com insucesso apresentaram eventos caracterizados por recorrência de TVS e morte. Foi encontrada uma taxa semelhante de circuitos epicárdicos e endocárdicos(55 por cento x 45 por cento ),no entanto, houve uma maior taxa de sucesso nas ablações dos circuitos epicárdicos. Atribuímos isto a maior facilidade de manipulação e estabilidade dos cateteres na superfície epicárdica.. Conclusões:
os mapeamentos simultâneos epicárdico e endocárdico mostraram-se seguros e eficazes. A incidência das taquicardias de origem epicárdica foi de 55 por cento. A observação da seqüência de ativação ventricular endo-epicárdica durante as mudanças de morfologia sugere ausência de participação transmural. A presença de amplas regiões de atividade pré-sistólica na superfície epicárdica sugere circuitos mais extensos nesta região.