Publication year: 2006
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto Fernandes Figueira to obtain the academic title of Mestre. Leader: Trajano, Alexandre José Baptista
Objetivo:
investigar a histologia das artérias espiraladas do leito placentário, decídua parietal e placa basal da placenta de gestações normais e complicadas pelos diferentes distúrbios hipertensivos da gestação. Métodos:
estudo observacional, descritivo, envolvendo 20 pacientes submetidas ao parto cesáreo. A coleta das placentas e as biópsias do leito placentário e da decídua parietal foram realizadas em 5 pacientes com evolução gestacional normal e em 15 com distúrbios hipertensivos, entre as quais 8 com diagnóstico de pré-eclampsia ou eclampsia (PE/E), 4 com hipertensão crônica (HC), 2 com pré-eclampsia superposta à hipertensão crônica(HC+PE) e 1 com hipertensão transitória (HT).O aspecto histológico das artérias espiraladas, coradas pelas técnicas de hematoxilina e eosina e PAS(periodic acid Schiff), foi avaliado quanto ao grau e extensão das alterações fisiológicas e para variáveis patológicas. Resultados:
Todas as biópsias continham artérias espiraladas e foram consideradas adequadas. Alterações fisiológicas completas estavam presentes em todas as pacientes normotensas, porém se mostraram ausentes ou apenas parciais na maioria das pacientes com hipertensão. Vacuolização endotelial e proliferação subíntima foram achados freqüentes em ambos os grupos. Não foram observadas outras vasculopatias nas gestações com evolução normal. Na HC, o achado mais relevante foi a acentuada hiperplasia da média, associada à proliferação subíntima e alterações fisiológicas adequadas. Aterose aguda foi observada somente em casos de PE/E, superposta ou não à HC, e em 1 caso de HT. Trombose arterial foi encontrada em 3 pacientes, 2 com PE/E e 1 com HT.Conclusões:
O trofoblasto endovascular determina, nas gestações normais ou complicadas por hipertensão, um processo de invasão variável que não é sempre completo ou totalmente ausente. Na PE, as artérias espiraladas revelaram restrições significativas das alterações fisiológicas normais. A aterose aguda é uma lesão arterial cara...