Epidemiologia da transmissão vertical do HIV em Fortaleza, 2002-2005

Publication year: 2008
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacionald de Saúde Pública Sergio Arouca to obtain the academic title of Mestre. Leader: Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro

A transmissão vertical do HIV gera graves problemas de saúde e sociais. Apesar das medidas profiláticas atualmente disponíveis, a redução e eventual eliminação da transmissão vertical do HIV permanecem entre os maiores objetivos da saúde pública, tendo como ponto crucial o diagnóstico precoce das gestantes infectadas.

OBJETIVO:

Realizar um diagnóstico epidemiológico da transmissão vertical do HIV em Fortaleza-CE, no período 2002-2005 e estimar as taxas de transmissão vertical nesse período.

MÉTODO:

Esta dissertação é apresentada sob a forma de artigo, precedido por uma breve introdução. O estudo é exploratório, retrospectivo, com identificação de crianças expostas à transmissão vertical do HIV sem encerramento de casos, em banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), para definição do diagnóstico sorológico final, a partir de busca em prontuários e busca ativa de casos.

RESULTADOS:

A taxa de transmissão vertical no município de Fortaleza foi de 3,5 por cento, em 2002, de 3,9 por cento, em 2003, de 1,7 por cento, em 2004, e de 0 por cento, em 2005. A análise da assistência pré-natal às gestantes mostrou uma cobertura de 96 por cento, entretanto 21 por cento das gestantes tiveram conhecimento da infecção pelo HIV apenas durante o trabalho de parto ou após o parto. As medidas de prevenção preconizadas pelo Ministério da Saúde foram realizadas completamente por aproximadamente 60 por cento das gestantes infectadas.

CONCLUSÕES:

Os resultados subsidiam a análise e o monitoramento mais consistente das medidas profiláticas da transmissão vertical do HIV....

More related