Mudanças na vida sexual após o sorodiagnóstico para o HIV: uma comparação entre homens e mulheres
Changings in sexual life after HIV serodiagnosis: a comparison between men and women
Publication year: 2010
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader: França Junior, Ivan
Após a disponibilização dos antirretrovirais (ARV), a sexualidade dos portadores de HIV/Aids passou a ser mais frequentemente estudada, especialmente com enfoque na prevenção e no risco.
Objetivos:
Descrever a vida sexual de portadores de HIV/Aids e identificar as associações da piora na vida sexual após o diagnóstico de HIV com variáveis relativas às características socioeconômicas, à vida sexual, ao uso do ARV e dos serviços de saúde.Métodos:
Os dados utilizados procedem de dois estudos transversais com 250 homens e 729 mulheres portadores de HIV/Aids (amostras consecutivas), realizados em dois centros de referência para o HIV/Aids da cidade de São Paulo, entre setembro de 1999 e fevereiro de 2002.A resposta para a questão sobre a mudança na vida sexual, após o diagnóstico de HIV/Aids de cada questionário, foi avaliada e categorizada como piora ou não. A comparação foi realizada entre os grupos de homens e mulheres em relação à piora na vida sexual após o diagnóstico de HIV. Fatores associados foram estimados por regressão múltipla de Poisson. Os testes foram conduzidos em nível de significância de 5 por cento.Resultados:
Os homens relataram mais mudança negativa que as mulheres 59 por cento e 41 por cento, respectivamente (p<0,001)...
After Highly Active AntiRetroviral Treatment (HAART) became available, the sexuality of people living with HIV/Aids has been more frequently studied, especially focusing prevention and risk.