Padrões da dieta e hipertensão em adultos e idosos de São Paulo

Publication year: 2012
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição to obtain the academic title of Mestre. Leader: Fisberg, Regina Mara

Introdução:

A hipertensão, doença cardiovascular de alta prevalência, tem influência relevante na morbi-mortalidade da população, e a dieta é um de seus principais fatores de risco modificáveis.

Objetivos:

Verificar a validade da hipertensão auto-referida e a associação entre os padrões da dieta e a hipertensão auto-referida em residentes do município de São Paulo.

Métodos:

Foram utilizados dados do estudo transversal de base populacional ISA - Capital 2008, referentes à amostra probabilística de residentes do município de São Paulo com 20 anos ou mais, de ambos os sexos. A coleta de dados ocorreu em 2008 e 2010, por meio de duas visitas domiciliares e inquérito telefônico. Foram coletados dados socioeconômicos, antropométricos, de estilo de vida, inquérito alimentar, e a pressão arterial foi aferida. A validade da hipertensão auto-referida foi verificada pela sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP), valor preditivo negativo (VPN) e coeficiente kappa. Estimou-se o consumo alimentar por dois recordatórios de 24 horas, ajustando-se a variabilidade pelo Multiple Source Method. Os padrões da dieta foram obtidos pela análise fatorial por componentes principais. A regressão de Poisson foi utilizada para verificar as associações.

Resultados:

A sensibilidade da hipertensão auto-referida foi 71,1 por cento, especificidade 80,5 por cento, VPP 73,7 por cento, VPN 78,5 por cento e kappa 0,52. Índice de massa corporal (IMC) e escolaridade foram independentemente associados à sensibilidade (IMC 25 kg/m : RP=1,42; escolaridade 9 anos: RP=0,71).

Foram obtidos três padrões da dieta:

prudente, tradicional, e contemporâneo. Hipertensão, sexo, idade, renda, plano de saúde, cor da pele, consumo de bebida alcoólica e escolaridade associaram-se à aderência aos padrões da dieta. Os hipertensos apresentaram maior probabilidade de aderência ao padrão prudente e probabilidade menor de aderência ao padrão tradicional.

Conclusões:

A hipertensão auto-referida é válid...

More related