Fatores associados à realização do teste anti-HIV na população brasileira

Publication year: 2012
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader: França Junior, Ivan

importante para a prevenção da aids entre a população geral. Apesar ddisponibilização de teste e aconselhamento gratuitos no Brasil, há lacunas quanto cobertura. Assim, este estudo estimou a associação entre fatores contextuais individuais e a realização do teste anti-HIV entre a população brasileira. Para isto, foram analisados dados de um inquérito domiciliar realizado com 4.760 moradorede regiões urbanas. A amostra final foi composta de 2.566 (51,9 por cento ) mulheres e 2.194(48,1 por cento ) homens que tinham iniciado a vida sexual. O modelo teórico foi baseado noquadro da vulnerabilidade e para efeito de análise as variáveis relativas às respostados indivíduos foram consideradas de nível individual (dimensão individual e sociada vulnerabilidade) e aquelas referentes ao município de moradia de nível contextual(dimensão social e programática da vulnerabilidade).

As variáveis do nível individuaforam:

características sociodemográficas e da saúde sexual e saúde reprodutivainformação sobre o tratamento de aids, conhecer alguém com aids e ter opiniõesobre práticas de segregação em relação às pessoas infectadas pelo HIV (questões que expressaram a atitude de apartação e exclusão do convívio social dos portadorede aids). Para o nível contextual, utilizamos o índice de desenvolvimento humano, prevalência de aids e a presença de Centro de Testagem e Aconselhamento no município de moradia. A variável dependente foi categorizada em não realizou teste, realizou por busca espontânea e realizou por solicitação. Para estimaçãdos fatores associados foram realizados três modelos de Poisson multinível deintercepto aleatório, sendo dois para mulheres (busca espontânea e por solicitação) 1 para homens (busca por solicitação); e um modelo de Poisson sem considerar osconglomerados para os homens (busca espontânea). Nos quatro modelos a categoriade referência da variável dependente foi não realizou o teste. No teste por buscaespontânea, observamos que os fatores associados que foram comuns entre mulheree homens foram do nível individual: idade, uso de preservativo na primeira ou núltima relação sexual, autopercepção de risco e conhecer alguém com aids. Asvariáveis associadas, a este tipo de teste, que foram diferentes entre os sexos foram:entre as mulheres no nível individual (ser solteira ou separada, início a vida sexual até 15 anos.
VIH

More related