Publication year: 2012
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader: Abreu, Luiz Carlos de
Introdução:
o desenvolvimento motor de lactentes tem sido idscutido e abordado por teorias que buscam explicar se o que tem maior influência no seu curso é a maturação biológica ou a vivência no ambiente. Além da importância do vínculo social do lactente com o cuidador de referência e de fatores que possam interferir culturalmente e clinicamente no desenvolvimento infantil. Objetivo:
avaliar o desenvolvimento motor de lactentes expostos ao HIV que fazem o uso de medicação antirretroviral. Método:
trata-se de um estudo transversal, conduzido no Centro de Referência e Treinamento de DST/AIDS de São Paulo, no período de novembro de 2009 a março de 2012, com amostra de conveniência composta por lactentes nascidos de mães infectadas, apresentando idade de um dia a 18 meses de vida, parto único, a termo e que tivessem utilizado, ou utilizassem ainda, a medicação antirretroviral. Como instrumentos foram utilizados:
roteiro estruturado (aspectos sócio-demográficos e médico-clínicos) e a Escala Motora Infantil Alberta. Resultados:
predominantemente os lactentes apresentaram escore adequado para a idade, sendo que três possuíram percentil menor que o esperado e tiveram indícios de fatores socioambientais de risco para que houvesse o atraso. Ou seja, a maior parte dos lactentes corrobora para um resultado sem alteração do desenvolvimento motor neste grupo. Considerações finais:
o fato de serem filhos de mães infectadas e fazerem uso de antirretrovirais não sobressaiu às outras variáveis que pudessem trazer consequências para a evolução do desenvolvimento motor