HIV e Tuberculose: interacções farmacológicas entre nevirapina (ou efavirenz) e rifampicina/isoniazida em indivíduos infectados pelo HIV e com tuberculose activa (Maputo, Moçambique, entre 2007 e 2011)
Publication year: 2013
Theses and dissertations in Portugués presented to the Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas to obtain the academic title of Doutor. Leader: Grinsztejn, Beatriz Gilda Jegerhorn
O presente trabalho se constitui de dois estudos clínicos realizados em Maputo, Moçambique, dos quais participaram 570 pacientes com infecção pelo HIV e tuberculose.
Seus objetivos principais foram:
a) determinar os parâmetros farmacocinéticos da rifampicina e da isoniazida na ausência e na presença da terapia antirretroviral (TARV) e b) comparar as concentrações plasmáticas da nevirapina e do efavirenz em vigência do tratamento para a tuberculose e após a sua descontinuação. Os dois estudos foram parte do ensaio clínicoANRS12146-CARINEMO, cujo objetivo foi comparar a eficácia e tolerância da terapia antirretroviral com base em nevirapina ou efavirenz quando coadministrada com a terapia padrão antituberculose. O tratamento para tuberculose foi composto por doses diárias de rifampicina e isoniazida, durante 6 meses, associadas a pirazinamida e etambutol nos dois primeiros meses. A TARV foi iniciada entre 4 e 6 semanas do tratamento para a tuberculose e os pacientes foram randomizados para receber nevirapina sem dose escalonada (200 mg duas vezes ao dia) ou efavirenz (600 mg dose única diária), ambos combinados com lamivudina e estavudina...
This work is composed of two clinical studies in Maputo, Mozambique, from which participated in 570 patients with co-infection with HIV and tuberculosis.