Menopausa em uma coorte de mulheres com HIV/AIDS no Rio de Janeiro
Publication year: 2013
Theses and dissertations in Portugués presented to the Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas to obtain the academic title of Doutor. Leader: Friedman, Ruth Khalili
É esperado um aumento global de mulheres mais velhas que irão conviver com a infecção pelo HIV e que alcançarão a menopausa durante o curso da doença, em função principalmente do aumento da sobrevida após a expansão e acesso à terapia antirretroviral combinada (TARV) e do crescente número de mulheres mais velhas sendo diagnosticadas.Artigo 1.
Objetivo:
Investigar a idade e as taxas de incidência de menopausa natural e menopausa natural precoce e seus preditores em uma coorte de mulheres HIV-positivo no Rio de Janeiro, Brasil.Métodos:
Foram incluídas mulheres HIV-positivo, com 30 anos ou mais de idade. Menopausa foi definida como última menstruação ocorrida há mais de um ano.Modelos de riscos proporcionais de Cox foram utilizados para identificar preditores de idade da menopausa natural e menopausa natural precoce.Resultados:
667 mulheres foram incluídas. A idade mediana no início do estudo foi de 34,9 [intervalo interquartil (IQR): 30,9-40,5] anos, 507 (76%) eram pré-menopausadas e 160 (24%) alcançaram a menopausa no final do acompanhamento. A idade mediana da menopausa natural foi de 48 (IQR: 45-50) anos; 36(27%) tiveram menopausa natural precoce ( 45 anos)...
As a result of the expansion of combination antiretroviral therapy (cART)coverage leading to reduction in morbidity and mortality and an increasing number of older individuals being diagnosed with HIV infection, an increased number of HIV-infected women entering menopause is expected. Article 1.