Por que os adolecentes comem o que comem? Determinantes do consumo alimentar
Publication year: 2012
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo to obtain the academic title of Doutor. Leader: Philippi, Sonia Tucunduva
Muitos são os estudos que avaliam o consumo alimentar na adolescência entretanto não se sabe quais fatores motivam esses jovens a se alimentarem de forma inadequada.
Objetivo:
Avaliar, de forma quantitativa e qualitativa, os fatores determinantes do consumo alimentar de adolescentes de escolas técnicas em São Paulo.Métodos:
O presente estudo é parte de uma pesquisa matriz, que avaliou 1167 jovens de ambos os gêneros. Os fatores determinantes do consumo alimentar foram avaliados em duas etapas. Na primeira etapa quantitativa foram utilizados dois instrumentos que foram desenvolvidos para a pesquisa matriz, o primeiro um questionário de avaliar atitudes alimentares de adolescentes e o segundo avaliou o consumo alimentar através de um questionário de frequência alimentar baseado na pirâmide dos alimentos. O primeiro instrumento apresenta uma questão onde 15 fatores determinantes do consumo alimentar são apresentados e cada adolescente deveria escolher os 3 mais importantes. O peso e a estatura de todos os indivíduos foi mensurado e posteriormente o Índice de Massa Corporal foi calculado afim de classificar os adolescentes quanto à adequação de seu estado nutricional segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde. A avaliação qualitativa foi realizada com uma subamostra do projeto matriz (n=45) e contou com a realização de grupos focais. Os 15 fatores determinantes do consumo foram agrupados em 3 grupos a partir da realização da análise de cluster e esses grupos foram comparados com relação ao gênero, estado nutricional, consumo de alimentos e dos grupos alimentares baseados na pirâmide dos alimentos para adolescentes.Resultados:
Os 3 fatores determinantes mais referidos pelos adolescentes na etapa quantitativa foram, em ordem de preferência, o sabor, o fato do adolescente gostar do alimento e tentar ter uma alimentação mais saudável, enquanto que a etapa qualitativa mostrou que os fatores de falta de tempo, conveniência e praticidade foram os mais referidos. Os adolescentes que preferiam os fatores determinantes relacionado às características dos alimentos, entre eles o sabor, consumiam significativamente mais alimentos com alto conteúdo de gorduras e açúcares.Conclusão:
Conclui-se que para o grupo de adolescentes avaliados o sabor foi o fator mais importante e que ele pode explicar a inadequação dietética nesse grupo etário
Many studies evaluate food consumption in adolescence however little is known about the factors that influence adolescent's food choices.