Publication year: 2016
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery to obtain the academic title of Doutor. Leader: Coelho, Maria José
A construção desta tese teve como ponto de partida a dissertação de mestrado intitulada Política de Saúde do Homem:
o cuidar e o cuidado de enfermagem às vitimas masculinas de intoxicação exógena por carbamato “Chumbinho” (SILVA, 2012). A tese:
os homens atendidos no serviço de emergência, com história de envenenamento, apresentam os mesmo fatores antecedentes e os cuidados de enfermagem são comuns. Objeto:
os cuidados de enfermagem recebidos pelos homens quando atendidos em situações de Emergência. Objetivos:
caracterizar a população masculina com história de envenenamento atendida na emergência; descrever os cuidados de enfermagem recebidos por estes homens; determinar os fatores antecessores aos envenenamentos dos homens atendidos na emergência; analisar a aproximação dos cuidados de enfermagem recebidos pelos homens com história de envenenamento, considerando a tipologia de cuidados proposta por Coelho (1997). Referencial teórico-metodológico baseou-se nos conceitos de Emergência, de Cuidar/cuidados de Enfermagem (COELHO, 1997) e de masculinidade (GOMES, 2003). Realizado um estudo de caso (YIN, 2010), com abordagem mista, observação não-participante, os instrumentos foram o protocolo do estudo de caso e formulário de observação de campo. Resultados:
Predominaram intoxicações na faixa dos 20 a 29 anos, por via oral (55,6%), por agrotóxicos (21,5%) e medicamentos (18,5%), no meio urbano (88,3%), decorrentes de acidentes individuais (40,4%), seguido pelas tentativas de suicídio (29,9%). Maior freqüência na Cidade do Rio de Janeiro (n= 353), maior quantitativo em Outubro (n= 128) e nas segundas-feiras (18,8%). Nos estudos de caso a idade foi entre 18 e 47 anos, predominaram as drogas de abuso (ilícitas), indivíduos solteiros, desempregados ou que faziam trabalhos informais. Conclusão:
O agrupamento de cuidados contribuiu para compreensão da dinâmica do atendimento na emergência e dos cuidados que são prestados e recebidos pelas vítimas, e todas as reações das vítimas aos cuidados. Os fatores ligados à masculinidade hegemônica contribuem para o agravamento da problemática da saúde do homem. Foi possível perceber que o homem envenenado, é vulnerável aos agentes, visto que, estes são de fácil acesso para o manuseio, e ainda, por estarem se colocando em situações de vulnerabilidade, tanto como vítimas e como autores desse tipo de violência.(AU)