Teoria de médio alcance de enfermagem para atenção à saúde mental

Publication year: 2016
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery to obtain the academic title of Doutor. Leader: Brandão, Marcos Antônio Gomes

Introdução:

A pesquisa pressupõe a necessidade de se realizar o cuidado de enfermagem por meio de um modelo que permita a abordagem antimanicomial, integral e multiprofissional sem prescindir da perspectiva disciplinar.

Tem como objetivo geral:

propor uma teoria de médio alcance de enfermagem para a saúde mental sustentado em Imogene King (1981) e nos aspectos conceituais e filosóficos do Sistema Único de Saúde.

São objetivos específicos:

analisar o modelo conceitual e elementos da Teoria de Alcance de Metas de King (1981); analisar o modelo conceitual e filosófico subjacente ao Sistema Único de Saúde (SUS); relacionar os modelos analisados de King e SUS; propor um modelo conceitual para a enfermagem em atuação na Saúde Mental. Foi utilizado como marco teórico o sistema conceitual e a Teoria do Alcance de Metas de Imogene King (1981), os textos do SUS, a análise e a avaliação do conhecimento contemporâneo de enfermagem de Fawcett (2005) e o instrumento heurístico de Gowin (1984) como ferramenta desveladora/desempacotadora do conhecimento. O método consistiu em um estudo teórico de natureza analítica de abordagem qualitativa. Foi realizada a análise de modelos conceituais de enfermagem proposta por Fawcett (2005) e a análise do conhecimento proposto por Gowin (1984). Os resultados mostraram a viabilidade de construir um modelo conceitual de enfermagem orientado para a saúde mental alinhando-se aspectos disciplinares e não disciplinares. Verifica-se que tanto King como SUS apresentam: motivação humanizada, abordagem fundada na interação e na integralidade, teorias e princípios que se complementam, conceitos convergentes, registros e transformações congruentes e complementares. Conclusão, o trabalho em tela propõe um novo modelo conceitual assentado no conceito de vínculo transacional, mais que isso, produz elementos para uma nova teoria de médio alcance que busca contribuir para a prática da Enfermagem mais holística, alinhada aos conhecimentos disciplinares e extradisciplinares no âmbito da saúde mental.(AU)

More related