Precisão das técnicas de moldagem para implantes angulados em maxila
Publication year: 2013
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara to obtain the academic title of Doutor. Leader: Mollo Junior, Francisco de Assis
O assentamento passivo é um dos pré-requisitos mais importantes na reabilitação oral sobre implantes com carga imediata e na manutenção da osseointegração. Devido à importância da obtenção de passividade no sucesso de reabilitações protéticas sobre implantes, da não observância de consenso sobre as técnicas de moldagens e da ausência de trabalhos que avaliem a moldagem em reabilitações baseadas no conceito “All-on-4 - Standard”, o presente estudo analisou “in vitro” a precisão de diferentes técnicas de moldagem em reabilitações protéticas sobre implantes angulados instalados em um modelo anatômico metálico de maxila desdentada.
Materiais e Métodos:
Foram fatores de avaliação: tipo de moldeira (Metálica, Plástica e Guia Multifuncional); técnica de moldagem (Aberta e Fechada); métodos de união dos transferentes quadrados (sem união, unidos com bastões de resina Pattern pré-fabricados e com bastões metálicos unidos com cianoacrilato e resina Pattern); índex e índex transpalatino. Após a obtenção dos moldes (ExpressTM XT - 3M/ESPE), os modelos foram produzidos com gesso tipo IV (Fuji-Rock EP – GC America Inc. USA) sob espatulação mecânica a vácuo. Uma estrutura metálica confeccionada sobre o modelo mestre com assentamento passivo foi parafusada nos modelos obtidos. Foi utilizada uma lupa LEICA (100X) acoplada a uma câmera de vídeo colorida para captura das fendas formadas entre a infraestrutura e os análogos. Um programa (Leica QWin) foi utilizado para mensuração das fendas. Os corpos de prova foram produzidos por um pesquisador calibrado 01 e a leitura randomizada foi realizada por um pesquisador calibrado 02 (Cego).Resultados e Conclusões:
O índex e índex transpalatino apresentaram as menores desadaptações. A técnica de moldeira aberta com transferentes quadrados unidos com metal, cianoacrilato e resina acrílica apresenta resultados iguais independente do tipo de moldeira utilizada. Houve correlação direta entre o método de união de transferentes quadrados e o tipo de moldeira. A variação da técnica de união de transferentes quadrados apresentada neste estudo produziu modelos precisos, com desajustes médios variando entre 27,37 e 42,10 ȝm. O Guia Multifuncional, utilizado como moldeira, produziu modelos precisos com desajustes médios variando entre 38,95 e 42,10 ȝm
The passivity of prosthetic components is one of the most important prerequisites in oral
implant rehabilitation for maintenance of osseointegration. Due to the importance of
obtaining passivity in the success of prosthetic rehabilitation on implants, nonobservance of consensus on the techniques of molding and the absence of studies assessing the molding rehabilitations based on the concept "All-on-4 - Standard". This study analyzed "in vitro" the accuracy of different molding techniques in prosthetic rehabilitation on angled implants installed in an anatomical model of metallic edentulous maxilla.