Publication year: 2017
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery to obtain the academic title of Doutor. Leader: Sousa, Ana Inês
Objetivo:
Avaliar, de forma colaborativa com os gestores e executores, as ações de saúde do Programa Saúde na Escola Carioca, realizadas pelas Equipes da Estratégia Saúde da Família localizadas em duas áreas de planejamento do município do Rio de Janeiro. Método:
Pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa, que utiliza o método pesquisa-ação, com produção de dados, coletados no período de outubro de 2015 a janeiro de 2017, totalizando 36 encontros, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa EEAN/HESFA – sob o número de Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 46890515.8.0000.5238. Foram utilizados roteiros de coleta de dados, diário de campo e dados secundários oriundos da Secretaria Municipal de Saúde do município do Rio de Janeiro. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi apresentado e assinado por todos os 15 participantes, que foram sete gestores e oito profissionais executores das ações do programa de duas áreas de planejamento distintas. A avaliação teve seu foco na dimensão monitoramento e avaliação das ações de saúde. Resultados:
O processo de imersão proposto pelo método permitiu que, após a construção do Modelo Lógico do programa, fosse possível identificar, em colaboração com os Stakeholders, o melhor delineamento de perguntas avaliativas. Foi possível construir a matriz de avaliação, análise de contexto, análise estratégica e análise de produção das ações do programa. Conclusão:
Infere-se que as intervenções propostas, planejadas e executadas de forma colaborativa foram positivas para favorecer uma reflexão dos que desenvolvem e executam o programa na prática quanto à necessidade de monitoramento e avaliação das ações, para que se tenha em vista os objetivos, as atividades, os resultados e o impacto do programa. A análise da produção foi inovadora e necessária para a avaliação quantitativa e qualitativa de dados gerados de forma secundária e sua utilidade para gestão e ação. Assim, foi possível identificar e analisar criticamente que, a partir da institucionalização do monitoramento e da avaliação, as intervenções favoreceram o entendimento dos objetivos do programa e contribuíram na discussão sobre a produção, os resultados e impactos esperados na execução, enaltecendo o Programa Saúde na Escola e a Atenção Básica.(AU)