Imputações ideológicas: derivações públicas e privadas do profissionalismo como crença na história da Odontologia brasileira: um ensaio sobre o esvaziamento da ação

Publication year: 2012

INTRODUÇÃO:

é um texto que busca fazer um contraponto com um texto anterior , publicado em 1999, escrito quase que exclusivamente sob a perspectiva econômica. O contraponto é a introdução da dimensão política (ainda que submetida ao cálculo econômico da ação política, ao “cálculo do consenso”) à análise da crise profissional.

OBJETIVO:

Em resumo, ele busca investigar os mecanismos políticos de atribuição de status econômico à Odontologia brasileira, pressupondo que tal status é finalidade pretendida por cada praticante da comunidade profissional, porém só alcançado com ações coletivas.

MATERIAL E MÉTODO:

Toma como objeto os fenômenos referentes às ações constitucionais da categoria e trabalha o seguinte problema: os integrantes da corporação vêm despendendo ações coletivas racionais e sustentando os custos de ação para a manutenção ou aumento de seu status? A hipótese é que os mecanismos de contratação da categoria sempre foram de natureza política e conflitante, ocorrendo em conjunturas de incapacidade do mercado se autorregular e assegurar a majoração ou proteção dos preços dos serviços. Nesses momentos, grupos de interesses recorrem à ação política para redefinir o estatuto e a legalidade do exercício profissional; é quando a própria constituição dos direitos gera processos de exclusão profissional (concorrentes econômicos), efetivando ajustes no tamanho e perfil da comunidade de praticantes considerados necessários à regulação da oferta de serviços privados.

CONCLUSÃO:

Na Odontologia brasileira essas conjunturas são fundamentalmente as: a década de 1930 e a do pós-anos 1990. Sob aporte da Rational Choice, conclui-se que, ao contrário da década de 1930, no pós-anos 1990, acumulam-se perdas de status profissional quando grupos de interesses que constituem a sociedade política da categoria não vêm praticando ações significativas e transitivas com a preservação de status. As ações atuais, com baixo nível de politização e institucionalização, limitam-se em criar um mercado profissional interno ao mercado profissional estabelecido, um mercado de especialistas, no qual surge toda sorte de problemas e conflitos decorrentes desses privilégios.

More related