Percepção e prática dos profissionais da Estratégia de Saúde da FamÃlia sobre educação permanente em saúde: um estudo na ótica da pesquisa ação
Publication year: 2014
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa to obtain the academic title of Mestre. Leader: Andrade, Marilda
Este estudo focaliza a Educação Permanente em Saúde (EPS) na Estratégia de Saúde da FamÃlia (ESF). Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantiqualitativa e com proposta de pesquisa ação. O cenário do estudo foi a Unidade de Saúde da famÃlia do Pilar, no municÃpio de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, onde estão localizadas as Equipes de Saúde da FamÃlia Pilar III, IV e V.
A presente pesquisa possui os seguintes objetivos:
conhecer a potencialidade para o processo de EPS nestas equipes e seu vÃnculo com a PolÃtica Nacional de Educação Permanente em Saúde; descrever como os profissionais desta unidade de saúde da famÃlia entendem e definem a EPS; discutir participativamente possÃveis facilidades/dificuldades para a implantação/manutenção da EPS nestas equipes de saúde da famÃlia; e produzir um de plano de intervenção para implementação/manutenção da EPS nestas equipes, de acordo com as diretrizes da PolÃtica Nacional de Educação Permanente em Saúde. Inicialmente os dados foram coletados por realização de entrevista semiestruturada e grupo focal no perÃodo de 25 de novembro de 2013 a 31 de março de 2014. O tratamento dos dados ocorreu de acordo com a análise do discurso do sujeito coletivo de Lefèvre e Lefèvre (2003). O estudo apontou que existia, nesta unidade, uma confusão de conceitos por parte dos trabalhadores da ESF dentro da amostragem no que tange as diferentes estratégias educativas. A Educação Permanente em Saúde, a Educação Continuada em Saúde e a Educação Popular em Saúde eram tratadas, de certa forma, como sinônimas e não tinham os seus pressupostos definidos de forma clara para todos. As principais dificuldades apontadas foram as condições de trabalho precárias e a falta de incentivo da gestão para as atividades de EPS. Como facilidades, foram as atividades de educação em saúde serem realizadas de acordo com o cotidiano de trabalho. Foi produzido e implementado um plano de intervenção local com os participantes do estudo. A EPS demonstrou grande potencial a partir da discussão crÃtica que possibilitará à s equipes elaborarem suas linhas de cuidado na lógica do sujeito (profissional e usuário)
This study focuses on the Permanent Health Care Education (EPS) in the Family Health Strategy (ESF). This is a descriptive study with mixed methods and has action research as a proposal. The study setting was the Unidade de Saúde da famÃlia do Pilar in Duque de Caxias - RJ, where the Family Health Teams Pillar III, IV and V are located.