Fatores determinantes do absenteísmo das mulheres de Piraí, estado do Rio de Janeiro, ao exame de mamografia

Publication year: 2013
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social to obtain the academic title of Mestre. Leader: França, Tânia

O trabalho buscou conhecer os motivos que levaram mulheres do município de Piraí, Estado do Rio de Janeiro, agendadas para realizar o exame de mamografia, a não comparecer ao mesmo. Utilizou-se abordagem qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas à 10 mulheres que faltaram ao exame agendado.

A análise das entrevistas identificou quatro categorias temáticas principais:

1) perfil das mulheres entrevistadas, onde se observou que o índice de absenteísmo ao exame de mamografia é maior entre mulheres com menor grau de escolaridade e renda familiar, e cor de pele preta; 2) utilização e funcionamento dos serviços de atenção à saúde, revelando que as mulheres utilizam o serviço de saúde local têm boa relação com as equipes da Estratégia de Saúde da Família. Mas há necessidade de mudanças e adequações nos serviços para melhorar a vigilância à saúde da mulher; 3) conhecimento sobre prevenção do câncer de mama e mamografia, indicando pouco conhecimento das mulheres quanto às ações de prevenção do câncer de mama e o exame de mamografia; 4) fatores motivadores do absenteísmo à mamografia, apontando como principais fatores a distância entre o local de moradia e o serviço onde é realiza a mamografia, a ausências de recurso financeiro para o transporte até o local do exame. o adoecimento pessoal ou de familiar. Conclui-se que há necessidade de ações integradas de diferentes órgãos público, privados e sociedade civil, para implantação de intervenções efetivas capazes de permitir o acesso destas mulheres ao exame de prevenção do câncer de mama.

More related