Saberes e percepções do paciente com estoma intestinal provisório: subsídios para uma prática dialógica na enfermagem
Publication year: 2012
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa to obtain the academic title of Mestre. Leader: Sá, Selma Petra Chaves
Esta pesquisa tem como objeto de estudo os saberes e percepções do paciente com estoma intestinal provisório por neoplasia colorretal, visando o autocuidado.
E como objetivos:
- Descrever o conhecimento dos pacientes com estoma intestinal provisório, no pré-operatório acerca do procedimento cirúrgico; - Analisar as percepções e sensações anatomo-fisiológicas do paciente, no pós-operatório; - Elaborar um roteiro com tópicos de intervenções específicas de ações educativas do cuidado de enfermagem ao paciente com estoma intestinal provisório e aos enfermeiros.Metodologia:
Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico a Teoria do Autocuidado de Orem e a Prática Dialógica de Paulo Freire. O cenário foi o ambulatório de cirurgia abdômino pélvica de um hospital público referência no tratamento oncológico. A coleta de dados deu-se através de entrevista semi estruturada no período de outubro/2011 a março de 2012.A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer sob n CAAE:
0008.0.007-11.Resultados:
Foram entrevistados 30 pacientes com estoma intestinal provisório no pós operatório, de acordo com as respostas do roteiro de entrevistas, emergiram duas categorias: Categoria 1-O pré-operatório- o conhecimento da cirurgia e a realização do estoma intestinal, onde 28 sujeitos relataram terem sido orientados no pré operatório pelo médico a respeito da cirurgia e implantação do estoma intestinal, somente 1 sujeito relatou ter recebido orientação pela enfermeira nesta fase. Categoria 2- Autocuidado e o corpo modificado, 26 sujeitos não sabiam que era normal sentirem a sensação evacuatória e terem perda de muco e flatus pelo ânus.Conclusão:
Observa-se a necessidade da consulta de enfermagem no pré operatório, a fim de apropriá-los do conhecimento da cirurgia a ser realizada e no pós operatório deve-se incluir a ação educativa referente à sensação evacuatória, eliminação de flatus e muco via anal, de modo a contribuir com a prática da enfermagem dirigida a estes pacientes. A fim de subsidiar este cuidado de enfermagem elaborou-se uma guia para os enfermeiros e um guia para os pacientes, relacionados às especificidades desta clientela submetida a este procedimento
The main object in this research is the knowledge and perception of the patient with temporary intestinal stoma through colorectal neoplasia, bearing considerations about self-care.