Protocolo de enfermagem no implante de valva aórtica transcateter direcionamento para o cuidado
Publication year: 2017
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: Albuquerque, Denilson Campos de
Estudo metodológico, transversal e prospectivo com abordagem quantitativa, abordando os cuidados de enfermagem em pacientes submetidos ao implante de valva aórtica transcateter (TAVI). Para a construção da pesquisa foi realizada uma revisão integrativa para a criação de um protocolo de enfermagem para os pacientes submetidos a TAVI e a validação do mesmo por enfermeiros especialistas utilizando o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) em um hospital do Rio de Janeiro.
Foi delimitado como questão de pesquisa:
quais os cuidados que o enfermeiro realiza nos pacientes submetidos a TAVI? Os objetivos propostos foram: criar um protocolo de cuidados de enfermagem para os pacientes submetidos ao implante de valva aórtica transcateter; buscar evidências científicas para a construção do protocolo através de uma revisão integrativa da literatura; validar o protocolo junto aos enfermeiros especialistas com vistas a validade do conteúdo, pertinência, clareza e abrangência. Para a construção do protocolo foram utilizados 10 artigos em publicações internacionais e nacionais, no período de 2006 a 2016, em inglês e português. A base de dados da Scopus foi a que mais evidenciou artigos representando (50%) das publicações do estudo. O ano de 2015 foi o ano com maior número de publicações (40%). Em relação ao idioma, as publicações em inglês representaram (90%) das publicações.As complicações mais descritas nos artigos foram:
insuficiência renal (14,8%), acidente vascular cerebral (12,9%), complicações hemorrágicas (12,9%), complicações vasculares e distúrbios de condução (11,1%), vazamento paravalvar (7,4%), dissecção aórtica (5,5%), infarto agudo do miocárdio, endocardite, tamponamento e perfuração do ventrículo (3,7%), entre outros. Em relação a caracterização do perfil dos enfermeiros especialistas, (56,6%) aderiram ao estudo, o sexo feminino obteve a maior representatividade dos participantes (70,6%), a média da idade dos participantes foi de 35,88 anos. A unidade com maior número de participantes foi a UTI de pós-operatório (88,24%) e o tempo de experiência foi de 2,18 anos, sendo a especialização dos participantes com maior frequência a de Terapia Intensiva com (52,9%). Em relação a validação do conteúdo do protocolo, foi distribuído um instrumento de avaliação que constava com uma escala Likert de 1 a 5, no qual o participante verificava em relação aos itens, a validade do conteúdo, pertinência, clareza e a abrangência. O cálculo foi realizado pelo número de respostas que obtiveram 4 (concordo) e 5 (concordo totalmente) dividido pelo número de participantes (17). A média dos valores em relação a validade do conteúdo 0,96, em relação a pertinência foi de 0,93, clareza 0,86 e a abrangência de conteúdo foi de 0,85. A média de concordância entre todos os itens foi de 0,90. Conclui-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados através da criação e validação de um protocolo de cuidados de enfermagem para pacientes submetidos a TAVI. Acreditamos que pesquisas como esta, possam contribuir para a eficácia das tomadas de decisão do profissional enfermeiro acerca da qualidade do seu atendimento, visando a contribuição na construção de evidências relacionados aos cuidados de enfermagem ao paciente submetido a TAVI.
Methodological, transversal and prospective study with a quantitative approach, addressing nursing care in patients submitted to transcatheter aortic valve (TAVI) implantation. For the construction of the research, an integrative review was carried out for the creation of a nursing protocol for patients submitted to TAVI and validation of it by specialist nurses using the Content Validation Index (IVC) in a hospital in Rio de Janeiro.