O egresso de enfermagem no mundo do trabalho: dimensão subjetiva entre o processo de formação e a prática laboral
Publication year: 2014
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
O objeto deste estudo é a percepção dos egressos da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ) sobre o mundo do trabalho e a influência da formação na prática laboral, cujos objetivos foram: I) descrever a percepção dos egressos da ENF/UERJ sobre o mundo do trabalho em saúde e enfermagem, considerando o processo de formação na graduação; II) identificar as facilidades e as dificuldades percebidas pelos egressos na prática profissional e suas repercussões para o processo saúde-doença, considerando a configuração do mundo do trabalho; III) analisar os distanciamentos e as aproximações apontados pelos egressos entre a formação na ENF/UERJ e a configuração do mundo do trabalho em saúde e enfermagem; e IV) discutir as situações nas quais os egressos atuam e que se apresentam como real ou potencialmente transformadoras da realidade laboral em que se encontram. Pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida na ENF/UERJ e aprovado pela Plataforma Brasil, sob o número 360.021. Os participantes foram 30 egressos da ENF/UERJ, formados entre o ano 2000 no primeiro semestre até o ano de 2010 no segundo semestre. A coleta de dados ocorreu de dezembro de 2013 até fevereiro de 2014 por meio da entrevista semiestruturada. A técnica utilizada para tratamento dos dados ocorreu por meio da Análise Temática de Conteúdo, que fez emergir quatro categorias empíricas: A dinamicidade e a complexidade do mundo do trabalho contemporâneo e a formação: a ótica do egresso de enfermagem; A dialética do mundo do trabalho: facilidades e adversidades enfrentadas no cotidiano laboral e sua influência no processo saúde-doença; A formação em enfermagem e a interface com o mundo do trabalho: dilemas e desafios a superar; e Significados, habilidades e competências construídas ao longo da formação e suas repercussões na prática laboral. Conclui-se, na perspectiva dos objetivos deste estudo, que os participantes apresentam um ponto de vista crítico e uma visão macro estrutural sobre o mundo do trabalho contemporâneo aproximada da discussão de sociólogos e estudiosos do trabalho. Por conseguinte, pode-se considerar que a formação na ENF/UERJ contribuiu para a construção desta visão crítica, reflexiva e politizada sobre a realidade do trabalho que os egressos vivenciam.
The object of this study is the perception of the graduates of the Faculty of Nursing at the State University of Rio de Janeiro (ENF/UERJ) about the world of work and the influence of training on work practice, whose aims were: I) describing the perception egresses of ENF/UERJ about the world of work in health and nursing, considering the process of formation at graduation; II) identifying the facilities and the difficulties perceived by egresses in professional practice and its impact on the health-disease process, considering the setting of the world of work; III) analyzing the distances and approaches mentioned by egresses from training in ENF/UERJ and configuration of the working world in health and nursing; and IV) discussing the situations in which egresses work and presenting it as real or potentially transformative labor reality in which they find themselves. Research of qualitative, descriptive and exploratory nature, developed in ENF/UERJ and approved by Plataforma Brazil, under the number 360 021. Participants were 30 egresses of ENF/UERJ, trained from 2000 in the first half to the year 2010 in the second half. Data collection occurred from December 2013 to February 2014 through semi-structured interviews. The technique used for data treatment occurred through a Content Analysis, which did emerge four empirical categories.