Discurso e sentidos: uma análise do cartaz “30 anos de luta contra a AIDS"
Publication year: 2017
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: Gomes, Antonio Marcos Tosoli
Este estudo tem como objeto a materialidade discursiva presente no cartaz “30 anos de luta contra a aids”.
Os objetivos específicos foram:
a) Descrever, sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais, as representações do HIV/aids, mediatizadas pelo cartaz “30 anos de luta contra a AIDS”; b) Analisar o cartaz “30 anos de luta contra a AIDS” sob a esteira da proposição teórica da Escola Francesa de Análise do Discurso, a partir dos seus conteúdos verbais (textos) e não verbais (imagens e cores, dentre outros itens); c) Analisar algumas interfaces entre a Análise do Discurso e a Teoria das Representações Sociais para o estudo de materiais icônicos. Trata-se de uma pesquisa iconográfica, com abordagem qualitativa, elaborada na esteira da Análise de Discurso, na linha da Escola Francesa, e da Teoria das Representações Sociais, sendo utilizado, ainda, o conceito de policromia, o que permitiu trabalhar a imagem na perspectiva do não verbal. Como material empírico, submeteu-se à análise o cartaz utilizado pelo Departamento Nacional de IST/Aids, em dezembro de 2014, para a ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em seu formato digital, disponibilizado em PDF (Portable Document Format), no tamanho de 460 x 640 mm.A análise se deu em três etapas:
análise do não verbal, análise do verbal e análise das formações imaginárias. Os resultados apontam para um discurso direcionado aos jovens, no qual a prevenção se subdivide nas noções de auto e heteroproteção, ligadas, principalmente, à terapia antirretroviral como forma de prevenir a aids e a transmissão do vírus. Pelo uso de metáforas, o cartaz resgata noções como a de câncer-gay, doença-punição e morte, para, então, a partir da introdução da terapia antirretroviral, traçar um paralelo entre o passado e o presente da síndrome. Conclui-se, que, por meio de metáforas, implícitos e silenciamentos, há uma carnavalização do HIV/Aids para que a memória da síndrome possa ser ressignificada e que novos elementos possam, assim, serem ancorados ao núcleo central das representações da síndrome.
The present study is concerned with the discursive materiality present in the poster “30 years of fight against AIDS”.